Recuperação de Créditos do Sistema S

Diminua agora os encargos da sua folha de pagamento com segurança jurídica.

Ação Coletiva com Aplicação da Modulação
de Efeitos do STJ (Tema 1.079)

Em 07/02/2025 foi prolatado acórdão pelo TRF, que aplicou a Modulação de Efeitos fixada pelo STJ no Tema 1.079 ao processo da ACIA. Essa decisão garante a todos os associados a recuperação de créditos das contribuições ao SESI, SENAI, SESC e SENAC, relativamente aos recolhimentos que superaram o limite de 20 salários-mínimos.

Dispositivo da decisão

"Ante o exposto, dou parcial provimento à apelação para, reformando a sentença, conceder a segurança para reconhecer o direito das substituídas da impetrante de recolherem as contribuições parafiscais destinadas a terceiros (SESI, SENAI, SESC e SENAC) com base de cálculo limitada a 20 (vinte) salários-mínimos, nos termos do art. 4º da Lei 6.950/1981, assegurando-se a compensação dos valores recolhidos indevidamente, observada a prescrição quinquenal e a modulação de efeitos do Tema 1.079 do STJ."

*Trecho exemplificativo do dispositivo legal.

Abrangência subjetiva da decisão

O direito conquistado estende-se a todos os associados da ACIA, inclusive para empresas que se filiarem após a decisão. Veja o entendimento do STF sobre o tema:

"

“(...) Desta forma, em se tratando de mandado de segurança coletivo impetrado por associação regularmente constituída, consigno que a decisão proferida nestes autos beneficiará a todos os associados da entidade associativa, inclusive aqueles filiados após a impetração, consoante o Tema de Repercussão Geral nº 1.119.”

Abrangência temporal da decisão

Recuperação Imediata

Maio de 2020 a Maio de 2024

Período da Decisão Favorável

Após Trânsito em Julgado

Abril de 2015 a Abril de 2020

Quinquênio Anterior ao Ajuizamento

Descubra como recuperar valores pagos a mais ao Sistema “S”

Entre em contato com nossa equipe especializada e descubra como reduzir legalmente as contribuições.

WhatsApp